quarta-feira, 11 de agosto de 2010

História e funcionamento do site de relacionamentos Orkut



O Orkut é um site de relacionamentos que pertence ao grupo Google, foi criado em 22 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a encontrarem novas amizades e manterem relacionamentos antigos. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro Orkut Buyukkokten.

Quando o sistema possuía mais de 13 milhões de usuários, em janeiro de 2006, o Brasil era o país com o maior número de membros cadastrados (72,91%), superando, inclusive, os Estados Unidos. Os avanços tecnológicos e mudanças sociais provocaram a proliferação de comunidades on-line e estes avanços permitiram novos níveis de relacionamento entre participantes das comunidades virtuais. Acredita-se que este relacionamento estreita-se com a evolução da Internet, a partir da interatividade, por meio de fóruns, chats, recados nas páginas dos membros e também com a sua inserção nas comunidades, como membro participante e criador de outras comunidades.

Orkut Buyukkokten conta que a idéia de criar um site de relacionamentos surgiu com a dificuldade que ele tinha de criar amigos no campus na Universidade de Stanford, onde ele estudava. Ele percebeu que, na vida real, a forma mais fácil de fazer amigos é por meio de amigos de amigos. Assim, teve a idéia de conectar pessoas on-line e lançar um site de relacionamentos chamado Club Nexus, em 2001, apenas para alunos da Universidade Stanford. Depois, acabou criando uma comunidade on-line para conectar pessoas em todo o mundo: a comunidade Orkut.

Segundo o engenheiro Orkut Buyukkokten, em entrevista à revista Recall, o site foi criado com base na teoria dos seis graus de separação, pela qual as pessoas no mundo podem ser conectadas a qualquer outra por uma rede de cinco intermediários. Para participar do Orkut, era necessário receber um convite e por meio deste o usuário convidado preenchia o seu cadastro. Atualmente, para ingressar, o internauta não precisa mais deste convite; no próprio site do Orkut, encontra-se um link para a sua entrada.

O usuário cadastrado no Orkut tem uma página pessoal dentro do website – definida no sistema como perfil – que contém dados diversos e expõe para outros usuários da rede quem ele é. Assim, o membro pode disponibilizar diversas informações, desde as básicas como seu nome, idade e cidade onde mora, passando por seus gostos musicais e literários, até mesmo detalhes de suas preferências amorosas. A veracidade destas informações depende daquele que se cadastra. Além disso, é possível disponibilizar uma foto que identifica o usuário em seu perfil: é o seu avatar, também, um álbum com outras fotografias que podem ser acessadas através de sua página. A partir de sua página pessoal, o usuário pode realizar algumas ações, como identificar outros participantes que são seus amigos e adicioná-los em seu perfil. Os amigos de um membro cadastrado formam a sua rede e, assim, um usuário pode ligar-se a milhares de pessoas através de teias, ou seja, cadeias que envolvem amigos de amigos e assim por diante.

É possível a qualquer pessoa acrescentar descrições às páginas de seus amigos, enviando recados, testemunhos; declarar-se como fã e até mesmo dar notas sobre suas características, informando, por exemplo, se ele é confiável ou sexy. Assim, pode-se encontrar desde usuários com 5 amigos cadastrados até aqueles que chegam aos 1000 amigos (máximo permitido por perfil).

Esta riqueza de dados no perfil contrasta as ferramentas de relacionamento social anteriores ao Orkut, como os bate-papos (chats) e e-mail, nas quais a identidade da pessoa se resumia a um nome em forma de texto (nickname). Talvez, a principal ação no Orkut seja a participação em comunidades. Os usuários entram nesses grupos, que também passam a figurar em sua página pessoal e nestes podem participar de discussões sobre assuntos específicos, através de fóruns, em que cada membro pode postar um comentário, além de criar comunidades de seuinteresse.

Visibilidade no Orkut

A esfera pública é o espaço da visibilidade:

Só à luz da esfera pública é que aquilo que é consegue aparecer, tudo se torna visível a todos. (...) Na disputa dos pares entre si, os melhores se destacam e conquistam a sua essência: a imortalidade da fama. (HABERMAS, 1984, p.16) Entende-se que a Comunidade Virtual Orkut8 é um espaço com esta configuração, que favorece a exposição da vida privada, numa esfera pública, permitindo que o usuário exponha sua vida íntima, neste ambiente em que todos têm acesso. É também um espaço que possibilita a aparência, a visibilidade. As informações e imagens veiculadas no Orkut estão disponíveis para todos os participantes conectados à comunidade; reforça-se, assim, a ampla divulgação e exposição que o Orkut pode oferecer. “O Orkut é uma comunidade on-line que conecta pessoas através de uma rede de amigos confiáveis. Proporcionamos um ponto de encontro on-line com um ambiente de confraternização, onde é possível fazer novos amigos e conhecer pessoas que têm os mesmos interesses”. Em 2007, o Orkut mudou a sua configuração, passando a oferecer aos usuários que não querem disponibilizar o seu álbum de fotos para todos, uma ferramenta que permite acesso ao álbum de fotografias apenas para os amigos que formam a sua rede. Ressalta-se que, muitas vezes, as pessoas aceitam estranhos em sua lista de amigos, além de não terem a preocupação de utilizar esta ferramenta.

Imortalidade no Orkut

O espaço público possibilita, também, a imortalidade. Se o mundo deve conter um espaço público, ele não pode ser construído apenas para uma geração e planejado somente para os que estão vivos: deve transcender a duração da vida de homens mortais. Sem essa transcendência para uma potencial imortalidade terrena, nenhuma política, no sentido restrito do termo, nenhum mundo comum e nenhuma esfera pública são possíveis. (...) Transcende a duração de nossa vida tanto no passado quanto no futuro: preexistia a nossa chegada e sobreviverá à nossa breve permanência. É isto o que temos em comum não com aqueles que vivem conosco, mas também com aqueles que aqui estiveram antes e aqueles que virão depois de nós. Mas esse mundo comum só pode sobreviver ao advento e à partida das gerações na medida em que tem uma presença pública. Sobrevive a passageira permanência do membro no Orkut, através do seu perfil, tornando-o imortal; mas para isto acontecer, é preciso ter uma presença pública. Da mesma forma, entende-se imortalidade com um novo sentido, o da Excelência – relacionada à manutenção da imagem – destacar-se como singular e melhor em relação ao grupo – como o sucesso de algumas celebridades, em relação a outras. No Orkut, quando um usuário morre, seu perfil continua existindo; ficam os registros de suas fotografias, ações e seus sentimentos, como num livro, só que com uma maior amplitude, visto que está disponível na Internet. Pensa-se em imortalidade no Orkut no sentido do perfil ser imortal. Existem comunidades no Orkut que discutem o assunto, como “Profiles de Gente Morta - PGM”, “Existe Orkut após a morte?”, além de inúmeras comunidades que são criadas após a morte de algum usuário, em sua homenagem. A comunidade “PGM” dedica-se à pesquisa de perfis de pessoas que já faleceram e reúne atualmente mais de 40 mil membros. Acredita-se que a comunidade “PGM” seja o “Cemitério do Orkut”, um espaço que reúne os links dos perfis de usuários mortos, juntamente com a descrição de como ocorreu a morte de cada um deles. Assim como acontece no cemitério, local onde as pessoas visitam o túmulo, resgatam lembranças e fazem suas orações ao falecido, a comunidade “PGM” exerce a mesma função, os usuários visitam os perfis dos falecidos através dos links (túmulos), porém com o diferencial da visibilidade, na qual todos têm acesso às suas “orações”, recados e desabafos.

Percebe-se, ao analisar vários perfis de pessoas falecidas que ainda têm o seu perfil no Orkut, que este comportamento de escrever recados para as pessoas falecidas, tornou-se uma tendência. Assim que descobrem que tal pessoa morreu, vão direto ao seu perfil, para registrar a sua presença, tentar se despedir e até mesmo manter contato com o falecido. As pessoas que escrevem estes recados sentem que aquele que morreu, continua vivo, pelo menos no Orkut, já que seu perfil continua existindo e ativo. Existem casos de usuários falecidos que têm o seu perfil, no Orkut, atualizado. Isto ocorre porque alguém tinha a sua senha de acesso ao site e tem o desejo de manter atualizada a memória daqueles que faleceram. São poucos os perfis que são excluídos do Orkut após a morte do usuário.

O site Orkut precisa de uma prova, atestado de óbito ou mensagem de muitas pessoas para excluir o perfil; isto acontece porque muitas vezes há membros mal intencionados que querem excluir o perfil de alguém só para prejudicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário