terça-feira, 10 de agosto de 2010

Redes Sociais dão visibilidade aos jovens


Os sites de relacionamento estão cada vez mais populares, principalmente entre os jovens. Uma pesquisa revelou, que no Brasil, 80% das pessoas que usam a internet freqüentam este tipo de site, como MSN, Facebook, Youtube, blogs, Twitter e Orkut.
A pesquisadora norte-americana Danah Boyd defende que ter notoriedade no meio da multidão é uma das explicações do grande sucesso das mídias sociais. Ou seja, a identidade social do jovem é construída com base nestas estruturas, é por meio das redes sociais que esses jovens constroem grande parte de seu círculo de amizade, ou grupo de inclusão, seu status social.
Segundo o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, Sergio Dassie Genciauskas, há uma explicação para o sucesso das redes sociais. “O ser humano em geral vive uma crise, não sabendo o papel dele na sociedade. Por isso, ele usa esses sites para se confirmar e expandir horizontes”. “Muita gente usa esse meio para se promover, criando uma personalidade. Você monta o seu mundo”, afirma o professor.
E por esse ponto de vista as redes sociais podem ser vistas como um meio de se proteger do “mundo exterior”, de não se mostrar o que realmente é e sim o que vai ser aceito pela sociedade, uma forma de normalização. Ou quando se mostra o que realmente é, geralmente, o indivíduo se fecha em comunidades, “senhas”, um mundo para cada grupo. É o que geralmente acontece com muitas tribos, a rede social é um grande meio de interação e entendimento para os membros dessas “comunidades” sem que os mesmos sofram preconceito ou coisa do tipo.
O problema é que com perfis verdadeiros ou não, os chamados “fakes”, as informações quase nunca são 100% verdadeiras, o que abre espaço para vários crimes virtuais. Uma preocupação do desenvolvimento dessas redes sociais são os crimes virtuais, principalmente com as crianças. Uma pesquisa feita pela Universidade de Navarra, na Espanha, em parceria com a Fundação Telefônica, destacou que 46% dos 4.205 jovens brasileiros de 6 a 18 anos entrevistados em São Paulo reconhecem que os pais não perguntam sobre os sites que eles acessam e 60% dizem já terem encontrado com um amigo que conheceram na web. A pedofilia se torna um dos crimes mais comuns, já que o criminoso entra em contato com a criança através de perfis falsos, e conquista a confiança do jovem com uma linguagem diferenciada.

Fonte:http://www.metodista.br/cidadania/numero-69/redes-sociais-dao-visibilidade-aos-jovens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário